SEGUNDA DIVISÃO - HC MAIA VENCE ACADMÉICA COIMBRA


Segunda Divisão - HC Maia vence Académica de Coimbra por 5-3

Em jogo da 8ª Jornada da Segunda Divisão Zona Norte, a equipa do HC Maia recebeu e venceu a Académica de Coimbra por 5-3.

Continua assim o bom momento dos maiatos em casa onde até ao momento ainda não saíram derrotados. Já a Académica soma aqui nova derrota acentuando um ciclo sem vencer nos últimos jogos. Destaque também para mais uma excelente moldura humana com os adeptos maiatos a responderem positivamente ao apelo dos responsáveis do HC Maia para apoiar a sua equipa. Do lado da Académica eram também muitos os adeptos que viajaram desde a cidade de Coimbra.

Num jogo com arbitragem de Manuel Santos e Fernando Teixeira da AP Porto, a equipa do HC Maia perdia ao intervalo por 1-2. Numa primeira parte pautada pelo grande equilíbrio entre as duas equipas, foram os maiatos a entrar melhor e a chegarem ao golo por Tó Cruz. O atleta do Maia viria a ser uma das figuras da partida ajudando a sua equipa com mais golos na segunda parte.

Com este golo sofrido a equipa da Académica começou a ter mais preponderância na partida e fazendo muito uso do seu jogo interior, ia criando algumas dificuldades ao Maia. Diogo Graça, através de uma penalidade, acaba por reduzir a desvantagem e colocar o marcador em 1-1, dando força anímica à sua equipa que ia batalhando muito na partida. Por outro lado o HC Maia ia tentando criar perigo mas sem criar muitas chances para finalização. Aproveitando este momento de alguma apatia e outra vez fazendo do jogo interior o seu forte, a Académica chega ao golo da vantagem por João Timóteo, que minutos antes do intervalo colocava alguma apreensão na equipa da casa.

A segunda parte viria contudo a ser bem diferente. A equipa da casa entrou muito bem na partida e logo aos cinco minutos, na conversão de um livre directo a castigar a décima falta da 'Briosa', Tó Cruz não desperdiçou e balançou as redes dos 'estudantes'. Estava feito o empate a 2-2 com o Maia a criar maior volume ofensivo nesta segunda parte.

Ainda antes dos primeiros dez minutos da primeira parte, foi novamente Tó Cruz o protagonista, a colocar a equipa do Maia na frente do marcador. Fazia assim o seu terceiro golo na partida, deixando a equipa do Maia um pouco mais tranquila e na frente do marcador por 3-2. Perante esta adversidade a Académica acabou por procurar a felicidade que viria a encontrar pouco tempo depois. Alex Santos, à boca da baliza de Daniel Lucas, faz o empate e coloca novamente a equipa do Maia em sobressalto. Era o empate a 3-3 para a Académica, num resultado que se aceitava nesta altura.

Numa segunda parte recheada de incidências, com diversos cartões azuis e consequentes livres directos, quase todos falhados, foi preciso esperar pelos últimos minutos para viver novas emoções. Se Tó Cruz havia sido importante durante toda a partida, na parte final apareceu o goleador de serviço da equipa do Maia, ajudando a equipa, em apenas um minuto, a chegar a uma vantagem de dois golos. Falo por isso de Álvaro Pinto que fazia assim dois golos, o segundo através de um livre directo, fazendo o resultado final de 5-3 para a equipa da casa, terminando uma segunda parte de grande energia!

Num jogo muito equilibrado e de enorme entrega os destaques principais vão para o enorme esforço das duas equipas. Num jogo, diga-se, nem sempre bem jogado, Tó Cruz e Álvaro Pinto do lado do Maia foram muito importante em momentos distintos da partida. Do lado da Académica Diogo Graça foi na minha opinião o elemento em maior foco. Destaco ainda a qualidade apresentada pelos dois guarda-redes, Marco Abrantes nos 'estudantes' e Daniel Lucas nos maiatos. De Daniel fica na retina uma tremenda defesa à 'espanhola' que merecia, por si só, transmissão televisiva para revermos o momento, dada a dificuldade do movimento realizado.

Vitória final para a equipa do HC Maia que volta assim a vencer em casa, somando agora 10 pontos no 11º lugar. Já a Académica, que fez um jogo bastante sério e de grande esforço de todos os seus atletas, mantém o último posto da tabela com 4 pontos. Na próxima jornada o Maia tem uma curta deslocação até ao Infante Sagres enquanto a Académica recebe a Académica de Espinho.



Bruno Machado

Comentários