TAÇA CONTINENTAL - FC PORTO VENCE LLEIDA


FC Porto vence Lleida por 5-3 e é o primeiro finalista da Taça Continental!

FC Porto e Lleida é o primeiro jogo do fim de semana em Barcelos. Joga-se a Final Four da Taça Continental com os vencedores e vencidos da Liga Europeia e da Taça Cers.

O FC Porto iniciava a partida com Carles Grau, Telmo Pinto, Rafa, Gonçalo Alves e Hélder Nunes. Já o Lleida começava a partida com Lluis Tomas, Jordi Creus, Andreu Tomas, Joan Canellas e Bruno Di Benedetto. Os árbitros da partida eram os italianos Matteo Galoppi e Joseph Silecchia.

Começou melhor o FC Porto a colocar desde logo o guardião Tomas à prova. Alguns remates de meia distância iam criando mossa na defesa do Lleida que ainda assim foi resistindo à superioridade demonstrada pelo Porto nesta primeira fase da partida. O Lleida, apenas em contra-ataque criava perigo e foi Bruno Di Benedetto a criar a primeira ocasião de perigo com Carles Grau a responder com uma defesa atenta.

A 17 minutos do fim, insistência do Porto na área do Lleida a terminar com o golo de Rafa, fazendo assim o primeiro golo da Taça Continental. Saía na frente a equipa de Cabestany. Nesta fase o Lleida ia também acumulando algumas faltas, registando já 4 contra apenas uma do FC Porto.

A 14 minutos do final da primeira parte, Joan Canellas a ver o cartão azul, levando o FC Porto para a marca de livre direto. Hélder Nunes foi chamado a marcar e bateu o guardião Lluis Tomas, fazendo o 2-0 para os portugueses!

Ia tentando responder a equipa do Lleida sempre com o FC Porto por cima do jogo. Contudo, a 10 minutos do final, um remate fortíssimo de Roberto Di Benedetto a fazer o 2-1 para a equipa catalã. Grande golo do jogador francês, dando assim um outro animo a uma equipa que ia tendo algumas dificuldades em criar perigo nesta fase.

Após o golo do Lleida o jogo ficou mais equilibrado com as duas equipas a jogarem um hóquei mais rápido o que ia também criando alguns espaços para o contra-ataque. Nos catalães a entrada de Roberto Di Benedetto melhorou a qualidade da equipa, enquanto que no Porto, Reinaldo comandava agora a organização ofensiva dos azuis e brancos.

A 4 minutos do fim, falta não assinalada na saída de bola do FC Porto que o Lleida aproveita para ganhar vantagem e bater Carles Grau pela segunda vez. Era o 2-2 na partida assinado por Maximiliano Oruste. Chegava assim o empate em Barcelos numa altura em que o Lleida ia de facto fazendo por conseguir a igualdade.

A  2 minutos do final da primeira parte, grande oportunidade para Rafa, que à boca da baliza permitiu a defesa de Lluis Tomas. O Porto parecia acordar nestes minutos finais mas o Lleida ia contudo criando muito perigo e colocando Carles Grau em sentido.

Chegava o intervalo da partida em Barcelos com FC Porto e Lleida empatados 2-2. Num jogo em que o Porto começou melhor, o Lleida acabou por subir de rendimento no jogo, conseguindo mesmo reduzir para o empate. Em falta, também havia equilíbrio, com o Porto a registar 7 e o Lleida 6.

Regressavam as equipas para a segunda parte com o FC Porto a surgir com Grau, Hélder Nunes, Rafa, Gonçalo Alves e Reinaldo Garcia. Já o Lleida apresentava Tomas, Creus, Bruno Di Benedetto, Andreu e Canellas.

Aos 5 minutos da segunda parte, o FC Porto chega ao 3-2 com um remate de meia distância de Gonçalo Alves que Hélder Nunes, na frente de Lluis Tomas, conseguiu desviar fazendo assim o terceiro da tarde para o Porto. Praticamente na jogada seguinte, Rafa, frente a frente com Tomas, a não conseguir bater o guardião espanhol. Arrancava assim melhor o FC Porto para esta fase final da partida em Barcelos.

O jogo continuyava a ser extremamente competitivo, equilibrado e acima de tudo bastante rápido. O Lleida estava numa fase de maior posse de bola mas sem criar muito perigo para Grau enquanto o FC Porto explorava o contra-ataque. Numa dessas oportunidades, Rafa, com uma jogada técnica fantástica, decide partir para cima da defesa catalã e acaba por fazer o 4-2 para o FC Porto. A equipa de Cabestany passava assim por um bom momento do jogo enquanto Albert Folguera, treinador do Lleida tentava perceber qual a melhor reação para a sua equipa.

A 13 minutos do fim, Maximiliano Oruste decide responder a Rafa e faz um golo monumental em BArcelos. Jogada que os portistas pedem falta, Oruste fica no frente a frente com Gray e com um gesto técnico fantástico faz o 4-3 para o Lleida!

30 segundos depois, uma falta sobre Gonçalo Alves, o FC Porto tem lugar a um livre direto devido à 10ª falta dos catalães. Chamado à conversão, o italiano Cocco, não consegue fazer o golo, perdendo-se assim uma excelente oportunidade de golo para os dragões.

Estavamos com 7 minutos para o final da partida com o Lleida a tentar reagir à desvantagem. O FC Porto ia também procurando novo golo e Rafa, que havia acabado de entrar para o lugar de Poka, bate Lluis Tomas para fazer o 5-3 para o Porto. Resultado que se ajustava ao que se ia passando no ringue, apesar do excelente desempenho do Lleida. Grande jogo em Barcelos.

Quando o cronómetro marcava 5 minutos para o final, 10ª falta do FC Porto, com o Lleida a ter nova oportunidade para chegar próximo do FC Porto. Livre direto desperdiçado por Maxi Oruste com Carles Grau a fazer uma grande defesa. Mantinha-se assim o resultado em 5-3 para o Porto.

A 2 minutos do final do jogo, o Lleida tentava reagir à desvantagem mas jogava já mais com o coração do que com a qualidade que apresentou durante todo o jogo. Andreu era por esta altura o jogador que mais perigo criava junto da baliza de Carles Grau. Nesta fase o FC Porto procurava gerir a posse de bola e o tempo de ataque.

A 1 minuto do final Roberto di Benedetto falha um livre direto, pela 15ª falta do FC Porto. Mais uma excelente intervenção de Carles Grau.

Chegava assim o final da partida com o FC Porto a vencer por 5-3 o Lleida, sendo o primeiro finalista da Taça Continental. O melhor em campo para o OK Porto foi, do lado do FC Porto, Rafa e do lado do Lleida, Roberto di Benedetto!

Comentários