TAÇA CONTINENTAL - FC PORTO CEDE APENAS NAS GRANDES PENALIDADES FRENTE AO BARCELONA






FC Porto cede apenas nas grandes penalidades perante o FC Barcelona! Catalães saem vencedores!

FC Porto e FC Barcelona, dois gigantes da modalidade defrontavam-se hoje para a disputa da Taça Continental.

Depois de vencerem Lleida e Barcelos respectivamente, Porto e Barcelona entravam em campo para discutir mais um título europeu entre si, depois de, mais recentemente, o Barça ter vencido a final da Liga Europeia em pleno Dragão Caixa.

O FC Porto entrava com Nélson Filipe, Reinaldo Garcia, Gonçalo Alves, Hélder Nunes e Giulio Cocco enquanto os catalães chegavam com Aitor Egurrola, Marc Gual, Pablo Alvarez, Pau Bargallo e Segi Panadero.

Primeiros minutos da partida muito positivos por parte do FC Porto, obrigando desde logo Aitor a aplicar-se para continuar a manter a sua baliza a zero. Com Hélder Nunes a comandar a maior parte dos ataques e com Reinaldo Garcia em grande velocidade como habitual, eram os remates de meia distância de Gonçalo e Hélder que iam colocando à prova o guardião espanhol.

Prova deste maior ímpeto do Porto eram as já 4 faltas registadas pelo Barcelona num curto período de tempo. O Barcelona ia tendo algumas dificuldades em criar perigo junto de Nélson Filipe, que até ao momento era apenas um mero espectador. Continuava a manter-se o 0-0 em Barcelos, quando se registavam 15 minutos para o intervalo.

Começava o Barcelona a tentar chegar-se à frente no jogo, jogando agora com maior velocidade e com Sergi Panadero a comandar a equipa ofensivamente. O Porto contudo ia também tentado manter o excelente inicio de partida que estava a realizar e, através de Rafa, continuava a incomodar o basco Egurrola.

Era por esta altura um jogo atípico de hóquei, ainda sem golos, mas com um bom jogo das duas equipa. A rotação nas equipas ia começando a ser maior, e foi com João Rodrigues já no ringue que o Barcelona continuava a tentar chegar à baliza de Nélson Filipe. Foi no entanto o Barcelona a fazer o primeiro golo da partida, a 7 minutos do fim do primeiro tempo com Alabart, que já havia ameaçado na jogada anterior, a fazer o 0-1 para o Barcelona.

Em menos de 1 minutos, o Barcelona recebe 2 cartões azuis. Primeiro por falta sobre Hélder Nunes e depois um azul mostrado ao banco do Barcelona, deram ao FC Porto dois livres directos que foram contudo desperdiçados por Hélder Nunes e Gonçalo Alves, ambos com defesas de Aitor Egurrola.

Ainda em desvantagem numérica, foi o Barcelona a chegar à frente do marcador, com Pablo ALvarez a fazer o 0-2 para os catalães. Mal o FC Porto no processo defensivo. A 4 minutos do fim da primeira parte, o Barcelona ia vencendo o Porto em Barcelos.

Reinaldo Garcia, decidiu dar uma stickada no mau momento do Porto no jogo, fazendo um fortíssimo remate de meia distância que a 3 minutos do intervalo, deixou o FC Porto a perder por 1-2 em Barcelos.

A menos de 1 minuto do final da primeira parte, bonita jogada coletiva que Telmo Pinto ficou a centímetros de concluir com sucesso. Chegava assim o intervalo com o Barcelona a vencer o FC Porto por 1-2.

Primeira parte interessante do FC Porto que contudo vacilou em termos de consistência ao longo do jogo e que o Barcelona aproveitou para se colocar em vantagem.

Na segunda parte Guillem Cabestany colocava Nélson Filipe, Reinaldo Garcia, Cocco, Hélder Nunes e Gonçalo Alves em jogo enquanto que Edu Castro, treinador do Barcelona, colocava Aitor, Gual, Panadero, Alabart e Pablo Alvarez.

Passavam assim os primeiros 5 minutos desta segunda parte com o jogo muito equilibrado. Porto e Barcelona iam jogando em posse de bola, tentando não cometer erros no processo ofensivo. O Barcelona tinha contudo um ligeiro ascendente na qualidade de jogo que ia colocando em jogo.

O jogo ia mantendo o seu equilíbrio com as duas equipas a jogarem pelo seguro. O Barcelona jogava naturalmente com a vantagem que tinha enquanto o Porto ia tentando responder em alguns contra-ataques rápidos. Contudo, nesta segunda parte, as oportunidades de golo eram escassas para as duas equipas.

Neste período as equipas chegavam também ao limite das suas faltas, estando o FC Porto com 9 e o Barcelona com 8, a 15 minutos do final do jogo. O FC Porto ia tentando nesta fase voltar a criar perigo com Hélder Nunes a ensaiar alguns remates de meia distância. Mas já sobre os últimos 14 minutos, 10ª falta para o FC Porto, que levou Pau Bargallo para o livre direto. Contudo o catalão não conseguiu bater Nélson Filipe.

Estávamos próximos dos últimos 10 minutos de jogo quando o FC Porto, empurrado pelos seus adeptos no Municipal de Barcelos, tem uma consequência de remates perigosos que Egurrola foi resolvendo com maior ou menor dificuldade. Era um dos melhores períodos de jogo da equipa azul e branca perante um Barcelona que se mantinha, contudo, tranquilo no jogo.

A 7 minutos do fim, 10ª falta do Barcelona que levou o italiano Cocco para a marca de livre direto. Perante Egurrola, levou melhor o basco que representa o Barcelona. O FC Porto mantinha assim um péssimo registo nas bolas paradas.

Contudo a 6 minutos e 43 segundos, um jogada rápida do FC Porto com Hélder Nunes a conduzir, assistindo Rafa que colocou a bola no buraco da agulha, batendo Egurrola pela segunda vez! O FC Porto chegava assim ao 2-2, numa segunda parte fantástica de hóquei em Barcelos. Grande jogo entre Barcelona e FC Porto!

Giulio Cocco, a 5 minutos fim tem no stick o terceiro golo do Porto quando à boca da baliza não consegue bater Egurrola. Na jogada seguinte, Marc Gual faz o 2-3 para o Barcelona quebrando de imediato o ímpeto ganho pelo FC Porto no golo de Rafa. Seguia na frente o Barcelona.

Mas como não há duas sem três, Hélder Nunes, momentos depois, remata à baliza com a bola a desviar em Marc Gual e a fazer o empate para os dragões! 3-3 em Barcelos a 5 minutos do final da partida!

Entravamos assim nos 2 últimos minutos da partida com o resultado completamente incerto e com as equipas a praticarem agora um hóquei mais cauteloso pois um erro poderia ser fatal para o desfecho do jogo. Sentia-se já algum sabor a prolongamento em Barcelos o que, para quem assistia ao jogo, era a cereja no topo do bolo para este grande fim de semana em Barcelos!

Resultado final de 3-3 e a certeza de um prolongamento de grandes emoções em Barcelos!!

Chegava assim o prolongamento desta final, que se dividia em duas parte de 5 minutos sem qualquer regra ou condicionante adicional.

Entrou melhor o Porto na primeira parte do prolongamento com alguns remates na baliza do Barcelona mas que Egurrola foi defendendo sem dificuldade. Por outro lado o Barcelona ia tendo dificuldades em criar perigo. A 1 minuto do final deste primeiro tempo, grande penalidade a favorecer o FC Porto com Gonçalo Alves a ser chamado à marcação. Contudo, e no seguimento de toda a partida, voltou a vacilar a equipa portista nas bolas paradas.

Era o final deste primeiro tempo adicional com o FC Porto a criar mais perigo que o Barcelona e a falhar mais uma vez nas bolas paradas.

Esta segunda parte do prolongamento começou com um Barcelona mais acutilante mas com o FC Porto a conseguir repor o equilíbrio à medida que o tempo ia avançando. Chegava assim o final da partida e mantinha-se o 3-3! Chegam as grandes penalidades a Barcelos!

Aqui foram mais fortes os 'blaugranas' conquistando assim mais um troféu para o gigante espanhol! Gonçalo Alves e Hélder Nunes marcaram para o FC Porto.

O FC Barcelona vence o FC Porto na Taça Continental em Barcelos!

Parabéns para o Óquei de Barcelos pelas excelentes condições criadas em todo o evento!


Comentários