EUROPEU SUB-20 - PORTUGAL VENCE ALEMANHA E CONQUISTA O 3º LUGAR NO EUROPEU DE VIANA


Portugal vence Alemanha por 7-2 e conquista o 3º lugar no Europeu de Viana!

Depois da derrota do dia de ontem frente à Espanha, que ditou também o afastamento da final deste Europeu, Portugal entrava para este jogo com a vontade de chegar ao 3º lugar do torneio. Já a Alemanha vinha de uma derrota com a Itália.

Com Bernardo, Trabulo, João Lima, Tomás Pereira e Carlos Ramos de inicio, Portugal procurava conquistar a vitória frente à Alemanha que alinhava com Jonas, Max Thiel, Alexander Ober, Colin Jachtmann e Aaron Borkei. Hugo Santos era o grande ausente, ficando de fora das escolhas do treinador Nuno Ferrão.

Como se esperava a partida começou muito equilibrada com a Alemanha a ser mais rápida do que a nossa selecção nos primeiros instantes. Portugal ia no entanto respondendo, ainda que, durante os primeiros 5 minutos, não tenhamos assistido a qualquer oportunidade de golo.

A 19 minutos do final da primeira parte, Tomás Pereira é chamado à conversão de uma penalidade, batendo assim directo para o fundo da baliza de Jonas Langenohl fazendo o 1-0 para Portugal!

Portugal ia nesta fase fazendo uma correta circulação da bola, mantendo a posse de bola mas ainda assim sem criar situações de finalização. Do lado da Alemanha, velocidade na saída para o ataque e a tentativa de jogar e manter a posse de bola na zona defensiva portuguesa. Os alemães mantinham-se assim aquilo que foram ao longo de todo o torneio. Coesos defensivamente, arriscando a posse de bola sem receio e rematando, muito, provavelmente naquele que será o grande handicap desta selecção.

A 10 minutos do final da primeira parte, mantinha-se o 1-0 para os portugueses, numa partida muito dividida e escassa em oportunidades de golo. Portugal ia, de longe a longe criando perigo para a baliza alemã enquanto Bernardo tinha até aqui uma tarde tranquila no que a defesas diz respeito.

A Alemanha ia ganhando confiança nesta fase, começando a criar mais perigo junto da baliza de Bernardo. Alguns contra-ataques bem conseguidos e que foram resultando em remates, ainda que sem perigo. Do lado português mantinha-se a toada calma na saída para o ataque, mantendo-se aí a posse de bola criando, aqui e ali, alguns lances de perigo para Jonas.

Nos últimos 5 minutos desta primeira metade do jogo, destaque para o enorme incentivo vindo do banco alemão para os atletas no ringue. Perante a boa qualidade de jogo apresentada pela Alemanha, todo o banco de suplente dava continuidade a um incentivo visível do seu treinador Tobias Wahlen.

Chegava assim ao fim a primeira parte com 1-0 para Portugal, valendo assim o golo de Tomás Pereira de grande penalidade. Destaque para a qualidade apresentada pela Alemanha que ia para o descanso com um sabor amargo pela derrota no primeiro tempo.

Portugal voltava para a segunda parte com Alejandro Edo, João Lima, João Melo, Tomás Pereira e António Trabulo. A Alemanha chegava com Jonas, Aaron Borkei, Nils Koch, Alexander Ober e Max Thiel.

Início de segunda parte com Portugal a entrar melhor, jogando com mais velocidade e com trocas constantes entre os seu jogadores. Pernate esta situação a Alemanha tinha agora mais dificuldades em saír para o ataque, dada a pressão portuguesa.

A 20 minutos do final da partida, remate de meia distância de Alexander Ober a bater o recém entrada Alejandro Edo, fazendo a igualdade. Portugal era superior nesta altura mas a Alemanha acaba por empatar com um golo de meia distância.

Apenas 2 minutos depois, e já com o jogo bastante partido com as equipas a cederem muitos contra-ataques, Gonçalo Neto com um grande remate de meia distância faz o 2-1 para Portugal. Ainda se festejava no Monserrate quando João Lima faz o 3-1, dando assim valor ao bom início de segunda parte da nossa selecção. Estávamos assim a 18 minutos do final da partida.

Pouco depois, numa bonita jogada individual, Gonçalo Neto bisava na partida, fazendo assim o 4-1 para Portugal. Portugal criava assim uma diferença de 3 golos para os alemães, que pareciam não esperar esta forte reação portuguesa, depois de uma primeira parte mais apagada.

A 7 minutos do fim, cartão azul para Portugal. Carlos Ramos era assim excluído situação que levou Max Thiel a bater Alejandro Edo através de livre directo. Muito bem executada esta bola parada, plena de oportunidade e técnica para o número 9 alemão. Estava feito 4-2 na partida.

Entravamos assim nos últimos 5 minutos da partida quando João Lima, numa rápida jogada seguida de um remate forte bateu Jonas fazendo o 5-2 para Portugal. Estávamos nesta altura assistir a uma forte reacção alemã, mas Portugal mantinha-se sereno na partida criando também perigo na baliza adversária.

Já dentro do último minuto de jogo, jogada de recuperação de bola de Portugal, que terminou numa bela finalização de António Trabulo. Portugal fazia assim o 6-2, apesar da forte réplica alemã. Até ao final, ainda houve tempo para o 7-2, com Tomás Pereira a fazer o último golo da partida.

Portugal vencia assim a Alemanha por 7-2, onde após uma primeira parte apática, os jovens portugueses demonstraram o seu valor com uma segunda parte excelente. Do lado da Alemanha, destaque para o excelente torneio que realizaram, que ficou também demonstrado neste último jogo. Portugal conquista assim o 3º lugar, ficando a Alemanha com o 4º posto.

Comentários