TOP 25 - CAMPEONATOS NACIONAIS

Top 25 - Classificação dos Campeonatos Nacionais

Hoje recorro ao portal www.hoqueipatins.pt para trazer até aqui um artigo apoiado num ranking geral que o Hoqueipatins.pt organiza durante todas as competições nacionais.

Consultando a referida página, encontramos a Classificação Geral Nacional. Neste ranking, conta apenas a média de pontos obtidos por cada equipa.

Vamos então debruçar-nos sobre as equipas, do Distrito do Porto, que ocupam os primeiros 25 lugares desta tabela.

Aqui fica a classificação:

Image from Gyazo


Neste top 25 temos então algumas equipas do Porto. Desde logo, num destacado primeiro lugar, a equipa do CRPF Lavra. Em 4º lugar, mais uma equipa, o HC Maia. Segue-se o FC Porto em 5º lugar e apenas voltamos a ver a nossa representação no 19º lugar com o Fânzeres. A terminar este top 25, temos o CH Carvalhos.

Recordo que este ranking considera apenas as fases regulares dos diversos campeonatos portugueses. E aqui, de facto, percebemos que tanto o CRPF Lavra como o HC Maia, fizeram um trabalho muito meritório na Terceira Divisão Zona A. Já se sabia, desde o início, que haveria apenas lugar a uma promoção direta através do 1º Lugar. E foi até à última jornada que as duas equipas lutaram lado a lado pela promoção. Com a vitória conseguida na Maia, o Lavra garantia a subida automática, deixando um sabor amargo nos maiatos que fizeram também eles uma excelente época.

O Maia viria contudo a garantir uma merecida promoção através do playoff, onde ficou mesmo no primeiro lugar, ultrapassando CACO, Feira e Vasco da Gama. Para o Maia será a estreia na Segunda Divisão na próxima temporada.

Já o FC Porto, que na temporada ficou no 1º lugar deste mesmo ranking, a época foi um pouco agridoce. Depois de conquistar a Supertaça frente ao Tomar, o Porto acabaria por falhar a revalidação do título e, uma vez mais, voltaria a perder a final da Liga Europeia no Dragão Caixa, frente ao Barcelona.

Esta derrota abalou um pouco a equipa que acabou por não conseguir ultrapassar o Sporting no campeonato, acabando mesmo por ficar em 3º lugar, ainda que com os mesmos pontos do Benfica, mas com défice no confronto direto. O Porto viria contudo a festejar no final da temporada quando, em Tomar, venceu a Final Four da Taça de Portugal.

Num percurso difícil, o Porto deixou pelo caminho a Oliveirense, Benfica, Sporting e já em Tomar, o Riba D'Ave e o Valongo na final.

No 19º lugar temos a equipa do Fânzeres que realizou um campeonato muito competente e interessante. Ainda que não tenha conseguido fazer frente, em termos de classificação, a Lavra e Maia, acabou por ter influência direta no primeiro lugar, já que roubou pontos, por duas ocasiões, à equipa maiata. Com a subida de Maia e Lavra, o Fânzeres será certamente uma das equipas a lutar pela subida de divisão na próxima temporada.

No final deste ranking surge a equipa do Carvalhos que efetuou uma temporada muito positiva. Inserido numa Segunda Divisão Norte cada vez mais complexa e difícil, a equipa de Vila Nova de Gaia acabou por ser 3ª classificada, com os mesmos pontos de Ac. Espinho que foi 4ª.

Numa época em que Riba D'Ave e Sanjoanense tiveram imparáveis, o Carvalhos poderá ter, nas suas 7 derrotas, uma possível explicação para não ter chegado mais longe nesta tabela. Na próxima época, este Segunda Divisão Norte contará uma vez mais com equipas de grande nível e de quem se esperam jogos emocionantes. Diria até que existe, no seio do hóquei, uma grande expetativa para o início desta divisão.

Obrigado pela sua companhia e por continuar a acompanhar o OK Porto!

Comentários